DO PASSADO AO PRESENTE: ESPÍRITO EMPRESARIAL PRESENTE!

Em 4 de maio de 1864, Napoleão III assinou o decreto de fundação do Société Générale. Fundado por um grupo de industriais e financeiros movido pelos ideais de progresso, a missão do Banco sempre foi “promover o desenvolvimento do comércio e da indústria em França”.

Desde o início, o Société Générale tem trabalhado para modernizar a economia, seguindo o modelo de um banco diversificado na vanguarda da inovação financeira. A rede de filiais cresceu rapidamente em todo o território francês, passando de 46 para 1.500 filiais entre 1870 e 1940. Durante o período de guerra, o Banco tornou – se a principal instituição de crédito francesa em termos de depósitos.

Ao mesmo termpo, o Société Générale começou a construir presença internacional através do financiamento de infraestruturas essenciais para o desenvolvimento econômico de vários países da América Latina, da Europa e do Norte da África.

A expansão foi acompanhada pela criação de uma rede internacional de varejo. Em 1871, o Banco abriu a nossa sucursal em Londres. Ás vésperas da 1ª Guerra Mundial, o Société Générale estava presente em 14 países, quer diretamente, quer através de uma de suas filiais, em especial na Rússia. A rede continuou em expansão através da abertura de sucursais em Nova Iorque, Buenos Aires, Abidjan e Dakar, e da aquisição de participações em instituições financeiras na Europa Central.

PRODUTOS INOVADORES QUE CONDUZEM A UM RÁPIDO CRESCIMENTO

O Société Générale foi estatizado pela lei francesa de 2 de dezembro de 1945 e desempenhou um papel ativo no financiamento da reconstrução do território francês. O Banco prosperou durante as décadas do pós-guerra e contribuiu para a adoção de tecnologias bancárias, lançando produtos inovadores para empresas, tais como contratos de crédito e de financiamento de contratos de locação financeira com desconto a médio prazo, para os quais mantivemos a posição de líder de mercado.

O Société Générale demonstrou a sua capacidade de se adaptar a um novo ambiente, tirando partido das reformas bancárias que se seguiram à legislação francesa Debré de 1966-1967. Embora continuando a apoiar empresas parceiras, o Grupo começou a focar seus negócios em clientes individuais, apoiando a necessidade de consumo da sociedade, diversificando os serviços de crédito e poupança à disposição das famílias.

Em junho de 1987, o Société Générale foi privatizado após o lançamento, bem sucedido, na bolsa, momento em que ações do Grupo foram oferecidas aos funcionários. Daí para frente, o Grupo desenvolveu uma estratégia bancária universal, em particular através do Banco de Investimento, para apoiar o desenvolvimento dos nossos clientes em todo o mundo. Na França, o Banco expandiu sua rede de varejo, fundando a Fimatex em 1995, que mais tarde se tornou o Boursorama, e adquirindo o Crédit du Nord em 1997. Em nível internacional, o Grupo foi alcançou a Europa Central e Oriental através do Komerční Banka, na República Checa, do BRD, na Romênia, e na Rússia com o Rosbank, enquanto consolidava o crescimento na África, no Marrocos, Costa do Marfim e Camarões.

Atualmente, o Grupo tem mais de 126.000 funcionários em 65 países. O ímpeto da transformação através da sua estratégia de crescimento sustentável e impulsionado pelos seus valores fundamentais de Espírito de Equipe, Inovação, Responsabilidade e Compromisso, o Grupo sempre focou no futuro, enquanto ajudava seus  clientes a dar vida aos seus projetos, o Société Générale adotou com convicção as oportunidades da era digital para melhor antecipar as necessidades de seus clientes e funcionários e incorporar o banco do século XXI. Com base em mais de 160 anos de experiência ao serviço dos seus clientes e do desenvolvimento da economia real, em Janeiro de 2020, o Grupo Société Générale definiu o seu novo objetivo empresarial como “Construir em conjunto com os nossos clientes, um futuro melhor e sustentável através de soluções financeiras responsáveis e inovadoras”.

BEM-VINDO AO GRUPO SOCIETE GENERALE!